EMDS - MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS

domingo, 25 de janeiro de 2009

"Ano Darwin: Autor da Teoria da Evolução está "mais vivo do que nunca" 200 anos depois do seu nascimento


2009-01-22

Lisboa, 22 Jan (Lusa) - Charles Darwin, que se notabilizou pela sua Teoria da Evolução através da selecção natural, está "mais vivo do que nunca" no bicentenário do seu nascimento, afirmam diversos cientistas ouvidos pela Lusa.

Essa é a convicção do biólogo Henrique Teotónio, para quem o naturalista inglês, nascido a 12 de Fevereiro de 1809, foi "uma das pessoas mais importantes na humanidade".

"Devemos-lhe a compreensão de como é que estamos no mundo e como é que os organismos se relacionam entre si", considera o investigador, responsável pelo grupo de Genética Evolutiva do Instituto Gulbenkian de Ciência, para quem Darwin "ainda é mal compreendido".

Comemora-se também este ano, a 24 de Novembro, o 150º aniversário da publicação da sua obra mais famosa, "A Origem das Espécies".

Para Carlos Fiolhais, professor de Física e director da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, "a herança de Darwin tem rendido juros, que se têm acumulado neste século e meio, e continua a render".

CM

Lusa"

Para ler esta notícia na sua totalidade clique no link que se segue


http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Interior.aspx?content_id=1075466

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

A Nova Matemática de Sempre

O Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa promove as Jornadas 2009 sobre o tema "A Nova Matemática de Sempre". Para mais informações e acesso à ficha de inscrição deve ser consultado o endereço http://mat.fc.ul.pt/pt/noticias/item/306

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

A melhor profissão do mundo...


... é Matemático!

Muitos cientistas confessam, meio em segredo, que gostam tanto da sua profissão que pagariam para fazer aquilo para que estão a ser pagos. Claro que se trata de um exagero retórico. Poucos poderiam ter uma actividade científica a tempo inteiro se não fossem remunerados. Já passaram os tempos em que os aristocratas faziam alguma ciência como passatempo. A ciência é hoje uma profissão. E uma boa profissão.

Nos Estados Unidos, pelo menos, as carreiras científicas estão muito bem cotadas. Segundo um estudo divulgado esta semana pela CareerCast.com, uma organização de empregos, as carreiras científicas são as melhores. Exactamente: as melhores.

Leiam a notícia em:

http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/491325

Vejam o ranking completo em:

http://www.careercast.com/jobs/content/JobsRated_Top200Jobs

Aprender a programar...

“Portugal é primeiro país com aplicação Scratch de programação para crianças
A Portugal Telecom e o Massachusetts Institute of Technology (MIT) estabeleceram um acordo para o desenvolvimento e adaptação à língua portuguesa do sistema de programação para crianças Scratch, criado pelo MIT Media Lab.

A Portugal Telecom e o Massachusetts Institute of Technology (MIT) estabeleceram um acordo para o desenvolvimento e adaptação à língua portuguesa do sistema de programação para crianças Scratch, criado pelo MIT Media Lab.
De acordo com um comunicado da Portugal Telecom, “Portugal será o primeiro país no mundo a ter uma aplicação local do Scratch”. Este é um meio de programação pensado para crianças a partir dos seis anos.
Trata-se de uma “aplicação informática gratuita que permite à criança/aluno criar os seus próprios projectos animados, potenciando a sua criatividade e ao mesmo tempo desenvolvendo a aprendizagem de conceitos matemáticos e de lógica”. Será distribuída gratuitamente através do portal Sapo ainda este mês. Para o presidente executivo da Portugal Telecom, Zeinal Bava “a parceria com o MIT reforça a aposta da PT e da TMN no desenvolvimento de conteúdos educacionais de elevada qualidade e pensada para a língua portuguesa, e tangibiliza a utilização da Internet de banda larga enquanto ferramenta de acesso a aprendizagem e conhecimento, cada vez mais acessível a todos graças a programas como o e-escola e e-escolinha."
Segundo a PT, a adaptação do Scratch, quer à língua portuguesa quer à visualização no computador Magalhães, foi feita por equipas dedicadas da PT Inovação e do portal Sapo, em estreita colaboração com as equipas do MIT Media Lab.”

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

2009 - Ano Internacional da Astronomia


O Universo sempre envolveu muito mistério para o Ser Humano... A Humanidade começou por dizer que a Terra é o centro de tudo, que o Sol girava em torno da Terra. Milhares de anos depois descobriu que afinal a nossa Terra é redonda, que gira em torno de si própria e em torno do Sol...
O grande Galileu descobriu o telescópio e desde aí olhamos para o céu à procura de estrelas... Inventamos viagens à Lua, tornámos os livros do Verne autêntica realidade. Colocámos o Neil Armstrong na Lua, um satélite em Marte...

Tudo isto nos parece muito, mas ao mesmo tempo é tão pouco...

Continuamos o sonho, queremos viver na Lua, explorar Marte, encontrar novos planetas em novas galáxias, ver se somos únicos, ou existe por aí alguém como nós...

Para o Homem não deixar de sonhar designou-se o ano de 2009 como o Ano Internacional da Astronomia. Ao longo do ano serão desenvolvidas muitas actividades. Podes procurar mais informações em http://www.astronomia2009.org/